segunda-feira, 12 de abril de 2010

Dor no Pescoço

Que movimentos podem evitar estas dores?
Alongamentos são a melhor forma de aliviar a tensão. Mas não adianta dar uma esticadinha só quando o pescoço já está todo dolorido. O melhor mesmo é transformar isso num hábito.

Rotação do pescoço:

Sente-se numa cadeira, mantendo pescoço, ombros e tronco retos. Primeiro, vire lentamente a cabeça para a direita. Volte à posição inicial e repita para o lado esquerdo. Faça o movimento 10 vezes para cada lado.
Flexão lateral do pescoço:

Incline o pescoço lateralmente até encostar a orelha no ombro (ou até onde você conseguir, sem que haja dor). Tome cuidado para não levantar o ombro, ele precisa ficar relaxado para que o alongamento surta efeito. Repita 10 vezes pra cada lado.
Flexão do pescoço:

Dobre a cabeça para frente, encostando o queixo no peito. Mantenha aposição por 5 segundos e repita o movimento 10 vezes.
Extensão do pescoço

Leve a cabeça para trás, até que o queixo esteja apontando para o teto. Repita 10 vezes.
Extensão do Trapézio Superior

O músculo trapézio superior conecta o ombro à cabeça. Para exercitá-lo, sente em uma posição reta, coloque o braço direito atrás das costas e, gentilmente, puxe a cabeça na direção do ombro esquerdo, com a mão esquerda. O alongamento será sentido do lado direito. Mantenha por 30 segundos, volte à posição inicial e repita para o outro lado.
Alongamento Escaleno:

Esse exercício alonga os músculos do pescoço que se ligam às costelas. Sente-se com a coluna ereta e entrelace uma mão na outra, atrás das costas. Abaixe o ombro esquerdo e dobre o pescoço para a direita. Mantenha por 20 segundos e retorne à posição inicial. Abaixe o ombro direito e dobre o pescoço para a esquerda até sentir alongar. Mantenha por 20 segundos e repita 3 vezes de cada lado.
Por que tem gente que consegue estalar o pescoço?

Pessoas que conseguem estalar o pescoço, normalmente, têm uma musculatura bem relaxada. Esse movimento, entretanto, pode tanto aliviar as tensões com agravá-las. O ideal é combinar o movimento à respiração correta. Respire fundo e segure o ar. Vá soltando devagar, enquanto estalar, evitando os movimentos bruscos. Na dúvida, procure um quiropata e peça uma orientação mais específica para estalar suas vértebras cervicais sem se machucar.

Fonte:
Clínico Geral Samir Rahme, professor da Associação Brasileira de Medicina Antroposófica (área do conhecimento que busca compreender e tratar o ser humano considerando sua relação com a natureza, sua vida emocional e sua individualidade).

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Símbolo Oficial da Fisioterapia


Mãos do Fisioterapeuta


MÃOS DO FISIOTERAPEUTA


Mãos que entendem e se estendem nos labores,
Silenciosas mãos de mil cansaços,
Que em contatos contidos, feito abraços,
Se enlaçam em lenitivo a tantas dores.
Mãos que acalmam, diante dos temores,

Calando o medo dos primeiros passos,
Correndo, prescientes, pernas, braços,
Que anseiam lassos pelos seus favores.
São mãos que aos céus ascendem nos desvelos,

As mãos profissionais cheias de zelos
Que animam o amanhã nos dias seus.
Mãos mágicas, que à luz de um hermeneuta,
Refletem as mãos do fisioterapeuta,
Firmes na fé que vem das mãos de Deus.

Juramento do Fisioterapeuta

Juramento do Fisioterapeuta

“Prometo dedicar-me à profissão de Fisioterapeuta utilizando todo conhecimento científico e recursos técnicos por mim adquiridos durante o medir de esforços, assegurando aos pacientes sob meus cuidados o bem-estar físico, psíquico e social. Juro honrar o nome da Fisioterapia com amor, respeito e dignidade, empregando todos os meios para fazê-la conhecida e valorizada.”
Fonte: CREFITO 5

Oração do Fisioterapeuta




Oração do Fisioterapeuta

Eu me dedico a Ti, ó Pai,consagrando minha vida, minhas mãos e minha técnica para que Tu mesmo ajas nas dores, nos traumas, no corpo do meu paciente.
E dá-me o sentido mais vivo de estar cooperando Contigo na melhoria da qualidade de vida do mundo que me cerca, daquele que está aos meus cuidados.
Fortalece minha fraqueza,e preenche minha necessidade de crescer e compreender os outros. Faz e peritas minhas mãos; dá-me um toque adequado, um ouvido amigo e um coração amável. Por Jesus, cujo toque afastava a dor, e Cujas mãos, que aliviaram vidas, foram presas na cruz por mim.

Cefaléias e Fisioterapia

CEFALÉIAS OU DORES DE CABEÇA


As dores de cabeça também chamadas de cefaléias ocorrem pelo menos uma vez na vida em 99% das mulheres e 93% dos homens.Estima-se que 76% das mulheres e 57% dos homens apresentem pelo menos um episódio de dor de cabeça por mês.Devemos lembrar que a cefaléia é sempre um sinal de alerta e por este motivo, devemos tentar relacionar o que causou esta dor de cabeça.Podem ser primárias ou secundárias. As primárias são aquelas em que não há relação da dor com nenhum exame clínico ou laboratorial. Como exemplo, podemos citar a migrânea ou enxaqueca, a tensional e a cefaléia em salvas. As secundárias são aquelas originadas por outras doenças, por exemplo, a hipertensão arterial, infecções, derrames, alterações hormonais, etc…


CEFALÉIA TENSIONAL


É tipo mais comum de cefaléia. Caracteriza-se por ser ocasional, de fraca ou média intensidade, em peso ou pressão (nunca latejante!), com duração de minutos ou algumas horas e que melhora com o uso de analgésicos comuns.Ocorre geralmente após estresse emocional, ingestão excessiva de álcool e falta ou excesso de sono.É a principal causa de abuso de analgésicos sem prescrição médica, o que pode levar ao desenvolvimento de uma cefaléia crônica.


O ABUSO DE ANALGÉSICOS LEVA A DOR DE CABEÇA?


O uso de analgésicos mais de duas vezes por semana, durante três meses seguidos, já induz a cronificação da dor. Esta cefaléia crônica induzida pelo abuso de medicamentos é diária, ocorre principalmente de madrugada e apresenta outros sintomas associados como fraqueza, náuseas, agitação, ansiedade, irritação, problemas de memória, dificuldade de concentração e anormalidades comportamentais como depressão e comportamento neurótico.
O tratamento profilático não apresenta bons resultados como outros tipos de cefaléias e estes pacientes podem apresentar uma crise de abstinência pela falta dos analgésicos com piora da cefaléia em até 4 semanas após a suspensão do uso dos medicamentos. Se você costuma utilizar essas medicações de alívio com freqüência procure um especialista para evitar que esse quadro se instale.


ENXAQUECA


A Enxaqueca ou Cefaléia Migrânea é geralmente uma dor latejante (na maioria das vezes), peso ou pressão, unilateral( na maioria das vezes), contínua, com duração de no mínimo 4hs até 3 dias (sem uso de medicação), de forte ou fortíssima intensidade com alguns sintomas associados como náuseas, vômitos, às vezes diarréia, fotofobia (intolerância à luz), fonofobia (intolerância à ruídos), osmofobia (intolerância a cheiros) e cinesiofobia(intolerância a movimentos). Podem ocorrer várias vezes no mês e até mesmo durante a semana. Quando estas crises de dor ocorrem mais de 15 vezes ao mês, recebe o nome de cefaléia crônica diária.
O que pode melhorar a enxaqueca?
O sono, colocar gelo e fazer compressão das têmporas pode aliviar a dor.
O que pode piorar a enxaqueca?
Alguns fatores podem agravar a dor durante uma crise de enxaqueca: abaixar a cabeça ou movimentá-la, principalmente se bruscamente; esforços físicos; esforço mental; e, muitas vezes, o decúbito.


O que é AURA?


Auras são fenômenos neurológicos transitórios que alguns pacientes costumam apresentar imediatamente antes da crise da Enxaqueca.
A aura mais comum é a visual, o paciente enxerga manchas no campo visual. Essas manchas são compostas por linhas brilhantes, em ziguezague e que compõem um arco com a convexidade voltada para a parte externa do campo visual. Iniciam-se pequenas e vão se ampliando progressivamente dentro de minutos até uma hora, chegando a tomar toda a metade do campo visual. Outras auras freqüentes caracterizam-se por sensação de dormência de um membro, geralmente, nas pontas dos dedos, ou na língua ou lábios. Formas menos comuns incluem incapacidade temporária para falar (afasia) ou fraqueza (paresia) de um ou mais membros de um lado do corpo.
A prevalência da enxaqueca na população mundial é de 18% nas mulheres, 8% nos homens e 4 % das crianças. É genética e estima-se que em 75% dos enxaquecosos há outro membro da família com enxaqueca.


COMO ACONTECE A ENXAQUECA?


A Enxaqueca acontece quando há liberação de um neurotransmissor (substância química que transmite informações através das células nervosas), no caso a noradrenalina, que desencadeia uma série de fenômenos que irão produzir substâncias irritativas e vasodilatadoras nas artérias extracranianas (as que nutrem externamente o cérebro), ocasionando assim a dor. O diagnóstico da enxaqueca é clínico. Você tem estes sintomas? Procure um médico para fazer uma avaliação clínica e um diagnóstico diferencial.


CEFALÉIA CERVICOGÊNICA


Como o próprio nome diz, são as dores de cabeça originadas por contraturas dos músculos do pescoço. É uma Síndrome Dolorosa Miofascial de músculos do pescoço que irradiam dor para o crânio. (Ver Post “Síndrome Dolorosa Miofascial).
Geralmente é unilateral (apenas um lado da cabeça) e irradia para a testa e olho. É provocada por movimentação abrupta do pescoço e postura inadequada por período prolongado. A dor é em caráter de peso, com duração de horas a dias, de intensidade média ou forte e não cessa com qualquer medicação.O diagnóstico é feito através da história clínica do paciente e com a palpação dos músculos envolvidos que reproduzem a dor quando pressionados.
Acredita-se que 15% das cefaléias são de origem cervical e podem ser aliviadas através da FISIOTERAPIA.


CEFALÉIA EM SALVAS


São aquelas que apresentam um ritmo, são unilaterais, geralmente localizadas ao redor do olho ou nas têmporas e apresentam alguns fenômenos autonômicos associados como lacrimejamento, coriza (nariz escorrendo), vermelhidão do olho, inchaço da pálpebra, suor na face, agitação até ptose (olho fechado).Acontece em 6% dos pacientes com cefaléia. Os principais fatores desencadeantes são álcool, medicações vasodilatoras, alergias, sono alterado, atividade física exacerbada e estresse (principalmente nos casos crônicos). As Cefaléias em Salvas só respondem a analgésicos específicos e por este motivo é necessário a avaliação de um especialista.


A ACUPUNTURA PODE AJUDAR NAS CEFALÉIAS?


A acupuntura apresenta excelentes resultados no tratamento de algumas cefaléias. Entretanto, antes da acupuntura, é preciso ter um diagnóstico correto. A acupuntura melhora os sintomas (dor, ansiedade e tensão muscular) e se não for feito um diagnóstico correto, pode mascarar uma doença preexistente mais grave.
NESTE POST FOI CITADO AS CEFALÉIAS PRIMÁRIAS MAIS FREQUENTES E DEVE-SE LEMBRAR QUE EXISTEM VÁRIOS TIPOS RAROS QUE NÃO FORAM CITADOS. AS CEFALÉIAS SECUNDÁRIAS NÃO PODEM SER ESQUECIDAS E GERALMENTE SÃO SINTOMAS DE PROBLEMAS QUE PRECISAM SER SOLUCIONADOS COM MAIS URGÊNCIA. SE VOCÊ APRESENTA DOR DE CABEÇA, PROCURE UM MÉDICO PARA TER UM TRATAMENTO ADEQUADO.

Conheça Minha Profissão

Fisioterapia

O curso de Fisioterapia objetiva a formação de profissionais capacitados a atuar na prevenção e reabilitação de alterações cinético-funcionais, preocupados com questões relacionadas às políticas de saúde e com a busca de novas técnicas fisioterapêuticas visando à qualidade de vida das pessoas. A graduação desenvolve competências para elaboração de diagnósticos, interpretação de laudos e exames, prescrição de tratamento fisioterapêutico, integração qualificada em equipes de saúde, além de atividades de planejamento, organização e gestão de serviços públicos e privados de saúde.
A Atuação profissional é exercida durante toda a graduação, totalizando mais de 1.000 horas de estágio curricular sob supervisão docente A fisioterapia ocupa hoje um lugar de destaque entre as profissões da área de saúde, na qual poucas tiveram desenvolvimento tão rápido e significativo nos últimos dez anos. A fisioterapia ganhou espaço em empresas (fisioterapia do trabalho e ergonomia), associações esportivas, clubes e academias, nas clínicas de cirurgia plástica e estética e demais centros de atenção à saúde públicos e privados. Reconhecido em sua relevância profissional, o fisioterapeuta torna-se presença obrigatória no atendimento hospitalar clínico e cirúrgico, além dos serviços de urgência, emergência e terapia intensiva, minimizando sobremaneira as complicações decorrentes e alterando significativamente o curso da doença. Atuação profissional é exercida durante toda a graduação, totalizando mais de 1.000 horas de estágio curricular sob supervisão docente Mercado de trabalho A fisioterapia ocupa hoje um lugar de destaque entre as profissões da área de saúde, na qual poucas tiveram desenvolvimento tão rápido e significativo nos últimos dez anos. A fisioterapia ganhou espaço em empresas (fisioterapia do trabalho e ergonomia), associações esportivas, clubes e academias, nas clínicas de cirurgia plástica e estética e demais centros de atenção à saúde públicos e privados. Reconhecido em sua relevância profissional, o fisioterapeuta torna-se presença obrigatória no atendimento hospitalar clínico e cirúrgico, além dos serviços de urgência, emergência e terapia intensiva, minimizando sobremaneira as complicações decorrentes e alterando significativamente o curso da doença.

Titulação: FisioterapeutaDuração: 5 anos – 10 semestres
Fonte: http://www.upf.br/

Balance: Técnica para Corrigir a Postura e Eliminar Dores

Alinhar o corpo unindo técnicas de alongamento, Pilates e Ioga. Essa é a proposta do Balance, atividade física que consiste em exercícios inspirados em movimentos do balé clássico e do Tai Chi. A intenção é utilizar a mobilidade da articulação criando tônus para os músculos e assim, com esse estímulo, alcançar o balanceamento de musculaturas e estruturas ósseas.
A técnica foi criada pelas mineiras Jaqueline Bellini e Bianca Marinho, ex-bailarinas e atuais fisioterapeutas, que procuravam uma maneira de evitar as inúmeras lesões decorrentes da prática do balé. Aliás, foram os próprios movimentos do balé que serviram de inspiração para o desenvolvimento de séries de exercícios um trabalho de fortalecimento muscular. O objetivo do Balance é, portanto, corrigir a postura, estimular musculaturas pouco trabalhadas e, consequentemente, delinear o corpo. Os alunos aprendem como respirar de maneira correta e desenvolvem uma consciência corporal, que é o primeiro passo para qualquer tentativa de emagrecimento. O passo seguinte é melhorar a flexibilidade e aos poucos adquirir o que as profissionais chamam de equilíbrio corporal. “Com o passar do tempo a pessoa entende o funcionamento de cada parte de seu corpo, e consegue fazer com elas trabalhem em harmonia”, acrescenta. As sequências são realizadas no chão, em barras ou em pé e utilizam objetos como pesos, elásticos e bolas para aperfeiçoar o trabalho. O Balance é ideal para quem não é tão zen para praticar ioga, nem tão disposto para fazer musculação, e pode ser praticado tanto por homens quanto por mulheres em qualquer idade.




Pilates


PILATES

O que é: Realizado em diversos equipamentos ou sem eles, o Pilates é uma forma de condicionamento físico que trabalha o alongamento, a força e o relaxamento. A técnica deixa o corpo definido, mas não cria tanta massa muscular quanto os exercícios de musculação. A técnica ajuda as pessoas a manter a postura, sendo também um complemento para a RPG.
Indicações: pessoas que buscam desenvolver a força e o equilíbrio muscular.

ISOSTRETCHING


ISOSTRETCHING


O que é: Essa modalidade de ginástica postural foi criada com um enfoque preventivo. Diferentemente da RPG, a aula é dada em grupo e com a ajuda de bolsas, bastões e caneleiras. A técnica procura corrigir a postura e tornar os músculos mais resistentes. Pode ser um complemento para a RPG.
Indicações: pacientes com dores crônicas na coluna vertebral, adolescentes com desvios posturais, idosos sedentários e todas as pessoas que queiram se prevenir de dores musculares.

Conheça a Reabilitação Postural Global RPG

Já que iremos falar de postura, que é do que trata a Reeducação Postural Global (RPG), em primeiro lugar, sente-se direito. Apóie os dois ossos mais pontudos dos glúteos (ísquios) na cadeira, mantenha os pés no chão, os ombros levemente para trás e a coluna reta.

A posição da cabeça deve permitir que o olhar seja o mais horizontal possível. Observe sua respiração: tente inspirar e expirar na mesma medida. Pronto. Fique assim.


Talvez você esteja se sentindo um pouco “desalinhado” nessa posição. Acontece. A maioria de nós não está acostumada a se portar como deveria com o corpo, e não só por displicência. Existem fatores fora do nosso alcance que, literalmente, nos entortam. A gravidade é um deles. Sua força nos comprime achatando músculos e articulações, quadro piorado com as tensões do dia-a-dia, que enrijecem ainda mais nossa máquina. Além disso, a RPG leva em conta um probleminha que todo mundo tem mas que ninguém percebe: costumamos inspirar o ar, mas não o expiramos com o mesmo vigor. A expiração acaba acontecendo pelo simples relaxamento dos músculos inspiratórios. O resultado é uma descompensação muscular: os músculos inspiratórios, de tanta musculação, ficam fortes e rígidos, enquanto os expiratórios só são solicitados para gritar ou tossir (sabe aqueles músculos que ficam doloridos depois de um dia tossindo muito? É deles que eu estou falando).


Tudo isso provoca um desequilíbrio do corpo. E, já que precisamos de equilíbrio para nos mantermos de pé, damos início a uma série de compensações: colocamos a cabeça para a frente, elevamos os ombros, arrebitamos o bumbum, pisamos para dentro ou para fora ou entortamos as costas e por aí vai. Cada um reage de uma forma e assim se criam as patologias (doenças).


Mas não é só culpa da natureza ou dos outros. Cada um tem sua cota de responsabilidade nisso. Quem é que gosta de ficar em frente ao computador em uma posição desconfortável como essa que você está agora? (Não vá me dizer que você relaxou.) A gente gosta é de se estirar no sofá com os pés para fora, ou assistir à t

TV largado na almofada de qualquer jeito, certo? É a famosa lei do menor esforço. “Quando nos acostumamos com uma maneira, ela se torna a mais confortável e a que menos dispende energia. Se você, por exemplo, começar a descer escada dez vezes por dia, vai precisar se alimentar um pouco mais, ou seu corpo vai começar a dizer: estou com preguiça, não vá”, diz o presidente da Sociedade Brasileira de RPG, Oldack Borges.


Como nasceu a Reabilitaçao Postural Global (R.P.G)?

Foi prestando atenção nesses detalhes que o fisioterapeuta francês Philippe Souchard criou a RPG, no livro O Campo Fechado, de 1981. A obra é resultado de 15 anos de pesquisa em anatomia, fisiologia e biomecânica, além de diversas terapias como acupuntura, reflexologia e homeopatia. Uma das grandes mestras de Souchard foi François Méziéres (precursora da antiginástica), de quem foi aluno por 15 anos. Foi ela quem criou a idéia das cadeias musculares, um dos princípios da RPG.


Quando várias pessoas dão as mãos e formam uma roda, o primeiro que se desequilibra e cai sai puxando os outros. É assim com nossos músculos: eles estão agrupados em cadeias musculares, que interferem umas nas outras. Se você torcer o tornozelo direito e começar a mancar (é só um exemplo), vai enrijecer os músculos posteriores da perna, dobrar o joelho, entortar a bacia, endurecer a coluna e elevar o ombro esquerdo. Dias depois, o incômodo do tornozelo acaba e você não manca mais, mas passa um tempo e você sente dor no ombro esquerdo. E aí? tratar o ombro não vai adiantar nada, se o problema está espalhado pelo corpo. Na RPG se começa da dor para chegar à causa: quando você alinha o ombro, descobre a deformidade na coluna, que colocada em seu devido lugar traz à tona o problema na bacia e assim vai, até chegar ao tornozelo.


Essa é a principal diferença do método em relação à fisioterapia tradicional, que trata apenas o local lesionado. E há estudos indicando que esse pequeno detalhe faz diferença. Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) diz que 70% das pessoas que tinham dores lombares e foram tratadas com RPG relataram diminuição do sintoma a partir da décima sessão. Das submetidas à fisioterapia tradicional, 40% responderam o mesmo.


Na práticaA RPG tem oito posturas que trabalham o corpo todo simultaneamente, dando ênfase, cada uma delas, a uma cadeia muscular. As posturas nada mais são que movimentos lentos, graduais e progressivos. O objetivo é alongar e descomprimir o corpo, permitindo que os músculos se automatizem a ficar nas posições fisiologicamente corretas. Dessa forma podemos nos manter em posturas adequadas sem o esforço que você deve estar fazendo agora, tentando manter a postura correta (você ainda está lá, né?).


Mas, antes que você vá para outra página na internet, ou, pior ainda, decida copiar umas imagens da net e inicie a praticae RPG sozinho em casa, é bom que esteja avisado: o tratamento é personalizado, pois parte do princípio de que cada pessoa é única. Ou seja, cada um se entorta de seu jeitinho especial. Por isso, sim, é preciso ir a um especialista, nem que seja para descobrir que posturas são as mais adequadas a você e, principalmente, como fazê-las corretamente. Quem tem algum tipo de lesão não pode, de forma alguma, realizar o método sem o acompanhamento de um fisioterapeuta.


E, como está sua postura neste momento?
Se não conseguiu se manter na posição até agora, pense bem: você pode estar precisando de RPG.

Para saber mais
Sites
· http://www.sbrpg.com.br/, Sociedade Brasileira de RPG , (11) 5044-0940
· http://www.rpgsouchardinst.com.br/, Instituto Philippe Souchard Brasil, (11) 3266-9133
Livros
· Reeducação Postural Global: Método do Campo Fechado, Philippe Souchard, êcone
· As Autoposturas Respiratórias, Philippe Souchard, Manole
· RPG – Fundamentos da Reeducação Postural Global, Philippe Souchard, É Realizações


Fonte: Vida Simples

Aprofundando o Assunto....


RPG é um Método aplicado em fisioterapia que utiliza exercícios em posturas específicas estáticas que corrigem compensações inadequadas e alterações no aparelho músculo-esquelético. O recurso da RPG consegue reequilibrar estruturas do corpo como um todo, fazendo com que o indivíduo obtenha uma postura e um movimento mais harmonioso. Existe indicação para o tratamento na Escoliose, Hiperlordose, Hipecifose e também nas algias da Coluna Vertebral que não se relacionam com os problemas posturais. Alterações dos Membros Inferiores como o Pé Plano, Pé Cavo, Joelho Varo ou Valgo e outras alterações posturais em geral, também se beneficiam desta terapêutica.


RPG NA ADOLESCÊNCIA

O estilo de vida atual torna os adolescentes mais sedentários do que no passado, quando experimentando os vários tipos de atividades físicas e recreativas da época, promoviam um maior equilíbrio corpóreo, evitando retrações musculares e diminuição das amplitudes das articulações. Com o objetivo de amenizar os males que isto provoca em nossa saúde, apresentamos o RPG que é um procedimento fisioterápico individual e ativo que proporciona resultados progressivos e duradouros. Examina cada caso como único, seja a má postura, dor nos joelhos, na coluna, distúrbios do crescimento ou até no transtorno de fundo emocional que reflete na postura do corpo. O tratamento consiste em identificar as causas do problema e através de técnicas específicas de alongamento muscular por postura estática e exercícios respiratórios, equilibram os grupos musculares que sofreram a disfunção.

Nova versão da Insulina Inalável Technosphere, é Segura e Efetiva American Diabetes Association (ADA)

Uma nova formulação de insulina inalável, chamada insulina technosphere, é segura e efetiva, com um início de ação semelhante à insulina endógena. Apresenta uma incidência extremamente baixa de hipoglicemia e está associada à perda de peso em pacientes com diabetes tipo 2.
Mais importante, a nova formulação parece ter poucos efeitos adversos sobre a função pulmonar, ao contrário de seu ex-concorrente Exubera (Pfizer, retirado de Mercado em outubro de 2007). A insulina inalável technosphere é o tema de um grande número de apresentações nas 69ª Sessão Científica da American Diabetes Association.
Uma comparação separada entre a insulina technosphere inalável e um análogo de rápida ação (lispro), ambos administrados em associação a um análogo de longa ação (glargina), mostrou que a combinação de insulina inalável e glargina resultou em “reduções comparáveis na hemoglobina glicosilada A1c, níveis mais favoráveis de glicemia pós-prandial de uma hora, ganho de peso e risco de hipoglicemia significativamente menores”, contou Dr. Richard M. Bergenstal, diretor executivo do International Diabetes Center em Minneapolis, Minnesota, à Medscape Diabetes & Endocrinology.
Em um estudo de 52 semanas, pacientes com diabetes tipo 1 e hemoglobina glicosilada de 7% ou mais foram designados a receber, aleatoriamente, insulina inalável, no momento das refeições, associada à insulina glargina (293 pacientes) ou uma combinação de insulinas glargina e lispro (272 pacientes). Reduções na hemoglobina glicosilada A1c foram semelhantes em ambos os grupos. Os níveis glicêmicos de jejum foram significativamente menores no grupo que utilizou a associação glargina e insulina comparados aos indivíduos que receberam glargina e lispro. O grupo que utilizou a insulina inalável apresentou perda de peso (0,5 ± 0,1 kg), enquanto que os indivíduos do grupo que associou insulina glargina e lispro sofreram aumento ponderal (1,4 ± 3,9 kg), com uma diferença estatisticamente significativa (p < p =" 0,0091)," p =" 0,0124).">
A insulina technosphere parece não ter efeitos adversos sobre a função pulmonar, comparada a insulina inalável Exubera, contou Dr. John Gerich, professor de medicina da University of Rochester School of Medicine em Nova Iorque.
Fonte: American Diabetes Association (ADA) 69th Scientific Sessions: Abstract 232-OR, presented June 6, 2009; abstract 479-P, presented June 8, 2009; and abstract 570-P, presented June 7, 2009.

O que é Lombalgia?

A lombalgia é a dor que ocorre nas regiões lombares inferiores, lombossacrais ou sacroilíacas da coluna lombar. Ela pode ser acompanhada de dor que se irradia para uma ou ambas as nádegas ou para as pernas na distribuição do nervo ciático (dor ciática).

Quem pode ter Lombalgia?

A lombalgia é um problema extremamente comum, que afeta mais pessoas do que qualquer outra afecção, à exceção do resfriado comum. Entre 65% e 80% da população mundial desenvolve dorsalgia em alguma etapa de suas vidas, mas a maioria dos episódios não é incapacitante. Mais da metade de todos os pacientes com dorsalgia melhora após 1 semana; 90% apresentam melhora após 8 semanas; e os restantes 7% a 10 % continuam apresentando sintomas por mais de 6 meses.

Como se manifesta a Lombalgia?

Há muitas causas diferentes para o desenvolvimento da lombalgia: cerca de 90% dos pacientes com dorsalgia desenvolvem dor decorrente de uso excessivo das estruturas dorsais (resultando em entorses e distensões), da dformidade da estrutura anatômica normal ou de trauma; os outros 10% dos adultos apresentam dorsalgia atribuível a uma doença sistêmica. Mais de 70 dessas doenças foram identificadas. Uma vez que a maioria dos casos de dorsalgia é aulto-limitada, o diagnóstico por imagem raramente é necessário. Um cuidadoso levantamento do histórico do paciente é a ferramenta diagnóstica mais importante. Os fatores que levam ao início da dor, bem como a natureza e a duração da dor, propiciam importantes pistas para a busca da provável causa. A dorsalgia pode ser influenciada por deficiência ou má qualidade crônicas do sono, fadiga, falta de exercícios e fatores psicossociais. A percepção e o relato da dor pelo paciente e o grau resultante de disfunção e incapacidade são dependentes desses fatores, assim como resposta do paciente ao tratamento. A lombalgia também pode ser causada por esforços repetitivos, excesso de peso, pequenos traumas, condicionamento físico inadequado, erro postural, posição não ergonômica no trabalho (essa é a causa mais freqüente para a torção e distenção dos músculos e ligamentos que causam a lombalgia), osteoartrose da coluna; osteofitose (bico de papagaio) e osteoporose (que são causas também realcionadas a idade. Pois, com o passar do tempo, as articulações da coluna vão se desgastando, podendo levar à degeneração dos discos intervertebrais - hérnia de disco).

Como pode ser o tratamento da Lombalgia?

Nenhuma forma isolada de tratamento é eficaz para todas as formas de dorsalgia. Quando a dor é causada por uma doença sistêmica, o tratamento deve ser direcionado ao problema subjacente; entretanto, na grande maioria dos casos, os pacientes apresentam dorsalgia em virtude de um problema mecânico que não pode ser identificado. Um painel de especialistas reunidos pela agência de Política e Pesquisa de Cuidados da Saúde (Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA) divulgou diretrizes para o tratamento da dorsalgia em 1994, que incluíram: ¨ Repouso no leito não superior a 4 dias com passeios tão logo seja tolerado; ¨ Alívio da dor com analgésicos ou AINEs vendidos sem prescrição médica; ¨ Exercício aeróbico leve durante as primeiras 2 semanas de tratamento, seguido por exercícios musculares do tronco; ¨ Retorno às atividades profissionais e de recreação usuais tão logo seja possível. Essas diretrizes levam em consideração o histórico natural da lombalgia que está associado à melhora sintomátia na grande maioria dos pacientes após 2 meses do início dos sintomas. O tratamento da lombalgia crônica é direcionado ao alívio das causas e pode incluir perda de peso, exercícios para melhorar o tono e a resistência musculares e melhora da postura ATRAVÉS DE TÉCNICAS DE FISIOTERAPIA, COMO O R.P.G POR EXEMPLO. Os analgésicos podem ser utilizados para aliviar a dor, porém o uso crônico de narcóticos opióides deve ser evitado. A injeção nos tecidos moles com corticosteróides e anestésicos locais pode propiciar alívio da lombalgia crônica associada a síndrome miofacial ou fibromialgia. Em alguns casos, a cirurgia pode ser necessária para aliviar a dor intratável ou a dor conseqüente a anormalidades estruturais. Os analgésicos, os AINEs convencionais, os coxibs, os relaxantes musculares e os antidepressivos têm sido utilizados no tratamento da lombalgia aguda e crônica. Os AINEs convencionais e os coxibs são conhecidos por sua eficácia e podem ser administrados durante 2 a 4 semanas como um estudo terapêutico, período que pode ser seguido por períodos mais longos de tratamento, se for necessário para uso de AINEs convencionais ou coxibs eficazes e bem tolerados. O tratamento com AINEs convencionais ou coxibs deve geralmente ser continuado, embora o paciente aumente a atividade física e recupere a confiança, e é descontinuado quando o paciente volta ao trabalho e retoma as atividades normais. Alguns pacientes com lombalgia crônica podem requerer tratamento com AINEs convencionais ou coxibs durante períodos prolongados de tempo. Esses medicamentos são usados freqüentemente mais como suporte aos esforços do paciente para ser fisicamente ativo do que para o alívio da dor. Embora os pacientes com lombalgia crônica possam não obter o completo desaparecimento da dor, eles devem ser encorajados a ser tão fisicamente ativos quanto possível.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Colesterol mutante protege contra demência, segundo artigo publicado no The Journal of the American Medical Association (JAMA)

Colesterol mutante protege contra demência, segundo artigo publicado no The Journal of the American Medical Association (JAMA)

O colesterol está associado a várias doenças cardíacas. Evidências crescentes mostram que ele tem um papel importante na saúde do cérebro, no qual estão alojados 25% de todo o colesterol do organismo. Um novo estudo publicado no The Journal of the American Medical Association (JAMA) mostra que uma alteração comum em um gene que controla o tamanho das partículas de colesterol reduz o risco de demência e protege contra a doença de Alzheimer. Indivíduos com esta mutação – troca de um aminoácido (isoleucina) por outro (valina) no gene para CETP (do inglês, cholesterol ester transfer protein) – apresentam um declínio significativamente mais lento da memória, de acordo com pesquisa publicada na edição de 13 de janeiro do The Journal of the American Medical Association (JAMA). Aqueles que têm dois alelos valina experimentam um declínio cognitivo 51% mais lento do que aqueles com isoleucina – e têm 70% de redução no risco de desenvolverem Alzheimer. Os resultados são preliminares e este fenômeno precisa ser melhor compreendido. Este gene já foi associado previamente à longevidade e há trabalhos em andamento para o desenvolvimento de medicamentos que alterem a função do gene para CETP com a intenção de ajudar pessoas com problemas cardíacos.
Fonte: Scientific American
...
Eu contando para um paciente com Alzheimer sobre a notícia acima citada e ele veio com a seguinte história...

"Dra, Sabe a piada das Três senhoras? Não eu disse, quer me contar? E ele sorrindo disse: Essa a senhora vai gostar! Três senhoras muito velhinhas, se reúnem para o chá da tarde.- Puxa, acho que estou ficando esclerosada - comenta uma delas. - Ontem eu me peguei com a vassoura na mão e não me lembrava se já tinha varrido a casa ou não.- Isso não é nada - diz a outra. - Outro dia eu me vi de pé, ao lado da cama, de camisola, e não sabia se tinha acabado de acordar ou estava me preparando para dormir.- Cruz credo - fez a terceira. - Deus me livre ficar assim! Isola! - e deu três batidinhas na mesa toc-toc-toc.Olhou para a cara das outras e emendou:- Esperem um pouco que eu já volto! Tem gente batendo na porta!"
Sem comentários...
O pior é que eu já tinha recebido essa "piada"por email e .... não me lembrava!

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Inimigos da Coluna

Inimigos da coluna


A coluna é responsável por manter o corpo de pé, mas cobra um preço alto pela tarefa. As dores nas costas figuram entre as primeiras causas de afastamento do trabalho e de aposentadoria por invalidez. Mas por que as costas doem tanto?
O caderno Vida (Jornal Zero Hora) conversou com especialistas para identificar os 10 grandes inimigos. Pesquisas indicam que o maior vilão é a predisposição genética, em 70% dos casos. Hábitos e pequenos deslizes na rotina colaboram para agravar o tormento. Saiba como evitá-los.



Os grandes vilões


As dores nas costas roubam qualidade de vida, mas podem desaparecer com alguns cuidados simples. Essa máxima é defendida por especialistas que atribuem aos maus hábitos a maior parte dos males da região compreendida entre o pescoço e as nádegas.
Ficar atento a detalhes como a posição ao sentar-se evita problemas crônicos e traz alívio rápido, como exemplifica o ortopedista Edilson Machado, membro da Sociedade Mundial de Coluna:
– A mochila com o material escolar deve ter, no máximo, 10% do peso da criança e ficar sempre bem firme junto ao corpo. Quando pesada demais ou solta, pode causar lesões agudas como entorses e distensões. A postura inadequada também causa desvios posturais crônicos, de difícil tratamento no futuro – alerta.
Grande parte das dores nas costas advém de problemas musculares, cuja solução passa por sessões de fisioterapia. Antes de o tratamento começar, no entanto, é necessário fazer uma avaliação postural adequada. De acordo com o resultado do exame, serão priorizados grupos musculares específicos relacionados com a dor.
– A coluna é como um mastro de navio, que se mantém em pé e firme contra as forças externas. Em vez de cordames, temos músculos. Na fisioterapia, trabalha-se com dois focos: primeiro reduzimos a inflamação. Em seguida, fortalecemos os músculos para sustentarem melhor a coluna. O objetivo é acabar com a dor a longo prazo – detalha o fisioterapeuta César Abs de Agosto.







1 Mochila








O acessório é o principal vilão das costas de crianças e adolescentes. O peso excessivo e a frouxidão das tiras que o sustentam nos ombros podem causar lesões agudas, como estiramento de ligamentos, além de estimular a formação de uma postura inadequada, provocando problemas crônicos ao longo dos anos. Para evitar danos, siga algumas orientações:
- A mochila deve ter, no máximo, 10% do peso da criança e apresentar uma tira de suporte na cintura, além das outras duas que a sustentam nas costas.
- Dê preferência aos modelos acolchoados, justos ao corpo, para não balançarem durante o caminhar.
- A melhor opção são as pastas com rodinhas, que aliviam bastante o peso.
- Se for com rodinhas, preste atenção na alça: deve ficar em uma altura confortável para o estudante. Se for baixo demais, a criança terá de se curvar, e isso pode causar problemas.







2 Calçados








Calçados inadequados podem repercutir na saúde da coluna. Os especialistas condenam os extremos: saltos altos ou baixo demais, como as rasteirinhas. Ambos podem provocar sobrecarga na coluna e nos pés. Evite usá-los ou, pelo menos, tente não calçá-los diariamente.
Palmilhas ajudam a manter o pé mais firme no sapato – mas só as adote após orientação médica. O calçado ideal deve ter um salto nem tão alto nem tão baixo. Tênis de corrida podem ser adotados para o uso diário, mas não podem ter o amortecedor alto a ponto de deixar o pé inclinado como uma espécie de salto alto.







3 Sedentarismo








Quem passa horas sentado tende a ter mais dores. Isso porque o sedentarismo enfraquece a musculatura e provoca aumento de peso, uma combinação explosiva. Sem força e com sobrepeso, cresce a pressão do corpo sobre as vértebras (estruturas ósseas que formam a coluna). Essa pressão espreme o chamado disco vertebral, cartilagem que dá flexibilidade às costas.
As lesões mais comuns entre os sedentários ocorre na região lombar. O sedentarismo também acentua problemas de postura. Ao assistir à TV por horas a fio ou passar o dia na frente do computador, a coluna se adapta às posições inadequadas que podem causar desconforto.







4 Predisposição genética








Estudos recentes indicam que a genética é responsável por 70% dos casos de degeneração da coluna ou problemas como hérnia de disco. Os 30% restantes são resultado de maus hábitos como sedentarismo e falta de alongamento, por exemplo. O envelhecimento também tem sua parcela de culpa. Com o passar dos anos, os discos vertebrais começam a secar e a rachar, o que favorece o aparecimento de hérnias de disco. A forte influência dos genes não deve ser encarada como uma desculpa para relaxar nos cuidados com as costas. Se você está com dor, procure um especialista.







5 Altura diferente das pernas







Pessoas com um desnível de mais de 30 milímetros entre uma perna e outra têm mais chances de sofrer dores nas costas. Ao caminhar, o paciente é obrigado a inclinar o corpo para um dos lados, na tentativa de compensar a discrepância na altura, o que pode provocar um intenso desconforto.
Nesses casos, o uso de palmilhas é recomendado, mas deve ser sempre acompanhado de alongamentos e de reforço muscular. Mas a cirurgia não pode ser descartada. Existem técnicas capazes de reduzir a diferença de altura das pernas e evitar que o indivíduo incline o corpo.







6 Atividade física mal executada



Exercícios físicos são muito bons para manter a saúde das costas, mas quando mal executados se tornam vilões. Abdominais devem ser feitos com a perna dobrada e elevação suficiente para que o músculo se contraia, sem forçar as costas. Quando o exercício é feito com a perna esticada, exige-se das costas, o que pode provocar dor.
Para a prática de esportes que envolvem rotação do tronco, como tênis e squash, faça um preparo específico para a musculatura lombar, dorsal e abdominal. Na natação, evite levantar demais a cabeça e não deixe as pernas afundarem. Antes de escolher uma atividade física, busque sempre a orientação prévia de um profissional.







7 Obesidade







O sobrepeso é um grande inimigo. A cada dois quilos a mais do que o ideal, o risco de problemas aumenta em 5%. O peso em excesso dificulta a manutenção de uma boa postura. Para evitar incômodos desnecessários, faça exercícios físicos orientados e cuide da alimentação. Fuja de comidas gordurosas e calóricas. Em casos de obesidade severa, procure um médico para avaliar a necessidade de cirurgia.







8 Gravidez







Muitas mulheres reclamam de dor durante a gestação. A primeira impressão é de que o peso seria o grande culpado, mas não é. Apesar de a balança influenciar nas estatísticas, a causa principal é outra. Grande parte das grávidas sente o problema nos primeiros meses, quando a barriga ainda não despontou. Esse é um indicativo de que as dores podem ser resultado dos hormônios liberados no início da gestação.
Para evitar o desconforto, faça atividades físicas para reforçar a musculatura e invista em exercícios de alongamento e relaxamento. Em alguns casos, especialistas recomendam até mesmo a prática de esportes mais intensos para reduzir o desconforto hormonal que se reflete nas costas.







9 O peso da idade







A coluna é alvo de doenças que aparecem em diferentes faixas etárias. Na infância e na pré-adolescência, por exemplo, é muito comum as meninas sofrerem com a espondilólise vertebral, uma falha estrutural das vértebras. Uma vértebra começa a escorregar por cima da outra, movimento que causa fortes dores.
Em pacientes com mais de 60 anos, quando a osteoporose é mais frequente, pode ocorrer o achatamento do corpo vertebral (fratura por insuficiência). É comum também ocorrer um desgaste das superfícies articulares (artrose), que causa forte desconforto e dificulta o movimento.







10 Estresse







Mal da vida moderna, o estresse mantém o corpo em estado de alerta. É como se o indivíduo estivesse constantemente sob perigo. Por causa disso, a musculatura se contrai e comprime os discos da coluna cervical, e a dor é inevitável. A dica é fazer sessões de relaxamento para aliviar a tensão. Alongamentos e reforço muscular são indicados e ajudam a reduzir o incômodo. Causas emocionais também colaboram para o tensionamento. A depressão, por exemplo, é um dos gatilhos para a dor nas costas.







Dor reincidente







Há uma região particularmente dolorida para a maioria: a lombar. Pesquisas indicam que oito entre 10 adultos sentem ou sentiram em algum momento um desconforto na região. Em alguns casos, o problema passa sem a intervenção de um médico ou fisioterapeuta. Mas metade dos pacientes voltará a ter dor. Um estudo da Universidade de Ohio (EUA) revela que uma das razões é um comportamento típico após o primeiro episódio. Com medo de sentir o desconforto novamente, as pessoas evitam movimentos bruscos e deixam de fazer exercícios. Em vez de proteger as costas, aumentam a chance de reincidência por falta de alongamento e contração excessiva.







Fonte: Caderno Vida, Zero Hora.
Publicado em: 29/03/2010 às 09:01