segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Cervicobraquialgia

Anatomia:
A coluna é formada por 33 vértebras (ossos), que são intercaladas por discos intervertebrais. Uma das funções destes discos é manter espaço entre as vértebras para a passagem dos nervos entre elas.
Os nervos que saem da coluna cervical possuem ramificações que se estendem para os ombros, cotovelos, antebraços, mãos, dedos e para a cabeça (região da nuca).

O que é a cervicobraquialgia?
A cervicobraquialgia é uma dor neurológica, causada por uma inflamação na origem ou no trajeto do nervo.
A principal causa em adultos jovens é uma herniação do disco vertebral na região cervical, que comprime a raiz nervosa.
Em idosos, a causa mais comum é a combinação de fatores: diminuição do espaço intervertebral e artrite.
Outras causas são: postura inadequada, tarefas repetitivas e sedentarismo.

Quais são os sintomas?
Dor, fraqueza e parestesia no pescoço e/ou irradiada para o membro superior. Espasmos musculares e fasciculações podem ocorrer na região inervada pela raiz nervosa comprimida.
Outros sintomas são: fraqueza, flacidez, perda dos reflexos, falta de coordenação, perda de força no punho, dificuldade de segurar objetos, de escrever e de realizar tarefas gerais com as mãos.
Dores de cabeça na parte posterior e dores irradiadas nas costas e região escapular também podem ocorrer.

Como é feito o diagnóstico?
O médico usará a história clínica, fará exame físico e avaliará um RX. Se isso não for suficiente para determinar o diagnóstico, ele poderá pedir uma RNM ou TC.

Qual é o tratamento?
O tratamento depende da causa do problema, mas costuma ser de fácil resolução.
O médico poderá receitar antiinflamatório e analgésico. Além disso, ele poderá encaminhar o paciente para a fisioterapia.
O fisioterapeuta poderá fazer uso dos aparelhos, que tem função anti-inflamatória e analgésica, fazer alongamentos, exercícios para a cervical e tração cervical lenta e progressiva, que traz grande alívio aos pacientes.